O que é Banda Gástrica Ajustável?

A Banda Gástrica Ajustável (Lap-Band®) é um dispositivo de silicone ajustável colocado na parte superior do estômago, por cirurgia vídeo-laparoscópica, destinado a desacelerar a digestão e estimular a saciedade precoce e prolongada, facilitando a Reeducação Alimentar.

Por não haver cortes ou grampeamentos do estômago, a banda gástrica ajustável é um tratamento reversível.

O seu efeito é deixar o estômago em formato de “ampulheta”, restringindo a parte superior para a recepção de alimentos. Assim, a pessoa ingere pouca quantidade de comida e apresenta a saciedade mais rapidamente, facilitando também a diferenciação de Saciedade e Empanzinamento.

Para quem é indicada a Banda Gástrica Ajustável?

A indicação de qualquer tratamento só pode ser feita por médico especialista, com base no quadro específico de qualquer paciente. O requisito para a colocação da Banda Gástrica Ajustável é de que o paciente possua um IMC superior a 35 kg/m² (calcule seu IMC ao lado) e doenças associadas, como pressão alta, diabetes.

Como é feita a colocação da Banda Gástrica Ajustável?

A colocação da Banda Gástrica Ajustável é feita por meio de cirurgia vídeo-laparoscópica, com duração aproximada de 45 minutos e não há corte ou grampeamento no estômago. Como é um tratamento pouco-invasivo, o tempo de internação normalmente é de somente um dia em hospital ou em clínica.

Comente